quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Como sair

"Só você pode fazer qualquer coisa pela sua vida". Queira. E aceite as ajudas, as palavras, o belo e o bom. Por mais que você já saiba, escute. Para cada pessoa você pode interpretar de uma maneira diferente.

"Livros, palavras e frases foram como uma sementinha, foram plantadas dentro de mim e esperando uma atitude minha para crescer."

"Certa vez em uma conversa eu disse: mas eu não mando nisso. E a outra pessoa, me disse: mas você tem que mandar, o corpo é seu, a mente é sua, você não pode deixar isso ganhar de você, você tem que lutar.

"Eu resolvi tirar algo bom das coisas ruins. Preciso dar a volta por cima de um jeito diferente, ressurgir do caos. Se me mostram o errado ou se apontam um errado inexistente em mim, eu devo corrigir ou então não dar motivos, até revelar o correto se precisar para não deixar falsas impressões sobre minhas atitudes. Assim não precisarão me acusar ou falar algo sobre mim. E se o-fizerem, eu devo ter a coragem e paciência de explicar e ainda conquistar a pessoa.
Não preciso ter vergonha de nada, eu devo ser linda por dentro, porque essa beleza não se apagará."


Aprendi um método no livro "Treinando a Emoção para Ser Feliz", de Augusto Cury, e é o mesmo que recomendo a mais pessoas tentarem. Pratico várias vezes ao dia e com ele aprendi a não deixar o que é ruim me dominar e me tornar ativa. O pensamento é o nosso maior dom, se usarmos ele da maneira correta, de uma maneira útil e saudável, para o bem, podemos ser felizes.


"Técnica do D.C.D (Duvidar, Criticar e Determinar)

Duvide de tudo que não promove a vida

Duvide do conteúdo de todas as ideias e de todos os pensamentos que debelam sua saúde psíquica. Duvide da sua incapacidade de superar seus conflitos, seus fracassos, sua insegurança, sua ansiedade. Duvide da sua incapacidade de ser feliz.
Devemos assumir com honestidade nossas fragilidades, limitações, e conflitos, mas não devemos nos deixar controlar por elas. Retire o medo do trono da sua mente e substitua-o pela esperança.
Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete.

Critique a passividade do eu

Resgatar a liderança do eu é gerenciar a produção dos pensamentos. O "eu" precisa deixar de ser passivo, tímido e submisso diante dos pensamentos.
Critique diariamente os pensamentos negativos. Confronte com as ideias que o paralisam e o desanimam.
Discorde frontalmente de todos os pensamentos e fantasia que o amedrontam, entristecem, deprimem.

Determine dar um choque de lucidez na emoção

Não seja passivo diante de suas dores, determine o que você quer sentir. Não peça licença para ser feliz, determine ser feliz. Determine ser tranquilo, sereno, alegre.
Deixe a emoção solta para que você possa amar, ser tolerante e tranquilo, mas não a deixe solta para dirigir a sua razão. Determine não submeter sua emoção ao conteúdo dos pensamentos perturbadores.

Faça a técnica do D.C.D diversas vezes."
Logo quando um pensamento ruim e que te incomoda vier, faça a técnica do D.C.D:
Dúvide - de tudo o que não promove a vida (sempre se enchendo de perguntas: Por que? Como posso ser livre disso? )
Critique - os pensamentos ruins.
Determine - ser feliz.


Além dessas, tem muitas outras técnicas que aprendi com o livro, são as seguintes:

"Contemple o belo nos pequenos eventos da vida.
Extraia muito do pouco.
Irrigue o palco da mente com pensamentos agradáveis
Pense como um adulto e sinta como uma criança
Não sofra por antecipação
Proteja sua emoção nos focos de tensão
Não seja carrasco de si mesmo
Aprenda a ouvir o que os outros têm para dizer e não o que você quer ouvir.
Faça um stop introspectivo nos focos de tensão (Pare e pense antes de tomar qualquer atitude.)
Enfrente seu medo (troque o medo pela esperança)
Reflita frequentemente sobre a grandeza da vida
Jamais desista: Você pode vencer.
Ninguém é tão comum que não seja interessante."



10 comentários:

  1. Olá Lily.
    Gostei da forma como aborda as diversas maneiras que estão à disposição para sair da depressão e outras doenças relacionadas.
    Há pessoas que desejam sair deste estado mas com a mão cheia de comprimidos. Está fazendo isso errado, desde a tomada de decisão do quero sair até atitudes como as que eu coloquei na minha matéria, a pessoa tem que inovar e melhorar-se.
    Obrigada pela visita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola Lily gostie da postagem se estamos triste com algo isso não pode nos atrapalhar nossos sonhos e desejos temos que estar sempre de cabeça erguida não podemos nos abater com certas coisas na vida ha visita la meus blogs aguardo com muito prazer acessa aí

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Ótima postagem, realmente, aprender a levar algo bom dos acontecimentos ruins é uma boa maneira de entender que na vida nada é por acaso, as coisas acontecem por que tem que acontecer.
    Os livros do Augusto Cury são ótimo e nos fazem ter uma visão diferente da vida não é mesmo?!
    Um beijão

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lily, vejo que você já encontrou os caminhos que deve seguir, sempre ao porto seguro. Minhas publicações vão neste mesmo sentido, através das minhas experiências, ajudar de alguma forma as pessoa que por ventura esteja passando por algum momento difícil e não esteja sabendo como superar ou sair da situação. Parabéns, ótimo , gostei. Publiquei um novo texto, sempre refletindo sobre o bem viver. Publiquei na página, um vídeo do meu canal no youtube. Quando tiver um tempinho confere, comenta, sugere ou critica, tudo será muito bem vindo. Se quiser inscrever-se para saber sempre que publicar novos vídeos, melhor ainda. Abraços e tudo de bom pro cê.

    ResponderExcluir
  5. Lindo o assunto que vc trata em seu blog cheguei até aqui pelo o Dihitt mais adorei .

    ResponderExcluir
  6. Parabens,,,,,,,muito bom lilian....

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Precisamos ficar atentos e não nos deixar levar por maus pensamentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Lili, Como é bom ver Artigos bom igual ao seu, que ajuda, que ensina, que inspira, vamos sim praticar a psicologia positiva, eu prático todos os dias mas nem sempre é possível vencer a Depressão, a Depressão é perigosa e é preciso de acompanhamento de um especialista da área, em conjunto com terapias alternativas conseguimos sair deste estado mais rapidamente e com qualidade pois também não adianta tratar com remédios e não cuidar da alma, do ser do pensamento, assim ficamos refém da medicação. Sucesso pra você, estarei sempre acompanhando suas inspirações.
    http://motivacaoparaosucesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oiii Lili me chamo joão, eu estou olhando seu site,é muito bem elaborado, se você quiser alguns dica para conseguir mais visita para seu site, entra em contato comigo atraves do email eudesjesuss@gmail.com, que eu faço um vídeo lhe mostrando como conseguir mais visita para seu site.
    e seu puder visita meu site também http://www.eudesjesuss.blogspot.com

    ResponderExcluir